Acne felina


A Acne nos gatos é uma doença cutânea que se manifesta principalmente no queixo e no lábio inferior.
Muitos proprietários levam seus animais ao serviço médico veterinário com a queixa de uma "sujeira" no queixo que não conseguem cessar, e são surpreendidos quando ouvem falar sobre a acne felina.

Esta é uma desordem muito comum e afeta animais de qualquer idade, sendo mais comum em gatos na fase adulta. Em animais com a pelagem escura são mais difíceis a visualização das acnes que aparecem como “pontos pretos” ou espinhas superficiais, e evoluem para um inchaço e inflamação, por conta de secreção. Em casos crônicos e severos, pode existir a presença de cistos e cicatrizes nesta região.

As causas mais prováveis da acne felina incluem baixa frequência de autolimpeza , obstrução do folículo piloso, alteração na camada de proteção da pele e fatores genéticos. Testes, incluindo coleta de material da superfície para cultura bacteriana e fúngica, são realizados para conclusão do diagnóstico.

Para o tratamento, siga a prescrição do médico veterinário. Em muitos gatos, essa é uma doença que poderá ser recorrente levando à necessidade de reavaliações que deverão ser realizadas logo ao primeiro sinal.