Doutor, comedores plásticos podem causar acne felina?


Os melhores comedouros para animais são aqueles que podem ser esterilizados com eficiência. Os produzidos de vidros e os de inox são os, de fato, mais seguros na hora de fazer a limpeza diária.


Qualquer alimento fresco ou cozido, quando colocado em um recipiente, deixam resíduos que contribuem na proliferação de bactérias que se não forem eliminadas por completo, podem causar infecções e agravar quadros de outras doenças já instaladas no animal.

No caso de comedouros feitos de plástico, por ser um material muito barato, são os mais ofertados e adquiridos em pet shops e outros estabelecimentos comerciais. O plástico, por ser um material poroso, torna este tipo de comedouros fáceis de ser danificados sem perder a sua função, são os mais difíceis de serem limpos, e os mais propensos às colonizações de bactérias e fungos, além de se tornarem tóxicos quando aquecidos, dependendo do material. Porém, eles não são causadores da Acne Felina, são apenas potencializadores de outras doenças secundárias que, juntamente com o quadro da Acne Felina, poderão apresentar maior gravidade no estado do paciente. Por este motivo, a preocupação na limpeza dos vasilhames se faz necessário, tanto para os gatos quanto para os cães.

É importante lembrar dos causadores da Acne Felina:
  • baixa frequência na autolimpeza do animal;
  • obstrução do folículo piloso;
  • alteração na camada de proteção da pele;
  • fatores genéticos.
Para a conclusão do diagnóstico, são realizados exames a partir da coleta de material da superfície da pele lesionada para cultura bacteriana e fúngica. Com os resultados dos exames, o médico veterinário poderá descartar ou confirmar a presença de outras patologias e indicar o tratamento correto.

Então, ao perceber qualquer alteração na pele do seu animal, seja na região do queixo ou em qualquer outro local, nada mais seguro do que buscar um serviço especializado, não acham? Fica a dica!