Você sabe o que é um Raspado Cutâneo?



Num atendimento dermatológico alguns exames são indispensáveis para o diagnóstico de dermatopatias, ou seja, doenças na pele. Um exame muito utilizado e que pode ser feito no ato da consulta é o Raspado Cutâneo.



Durante a consulta, após o questionamento sobre o histórico do paciente, o médico veterinário decide quais os exames serão imprescindíveis para confirmar possíveis doenças. Estes exames são de extrema importância para evitar a exposição do paciente a tratamentos inadequados e por tempo prolongado, o que causaria efeitos colaterais, resistência dos microrganismos aos medicamentos, além do custo elevado de forma desnecessária, entre outros.

Conheça o processo do exame:
  1. Inspeção do paciente em busca do melhor local para coleta;
  2. Coleta do material através de uma raspagem superficial ou profunda da pele, dependendo de cada caso;
  3. Preparação da lâmina de observação;
  4. Leitura da lâmina através de um microscópio.
O raspado cutâneo, mesmo sendo executado, pode trazer um falso resultado quando não feito por profissional com a habilidade necessária. Na maioria dos tratamentos sem a melhora do quadro clínico, é quase certo que o animal não tenha sido diagnosticado corretamente devido a ineficiência do exame realizado, por esta razão, ao sinal de problemas com a pele do seu animal, indicamos sempre a busca pelo profissional especializado.