Dermatite por Malassézia



A Malassezia pachydermatis é um fungo que tem afinidade por superfícies oleosas e coloniza a pele e mucosa de cães saudáveis.



Apesar de fazer parte da microbiota normal da pele dos cães, pois é encontrada nos ouvidos, ao redor da boca, entre os dedos, nas axilas, nas mucosas da boca e ânus, é sabido que em certas circunstâncias causa um quadro de dermatite, onde o sinal clínico mais evidente é o prurido. Outros achados na dermatite por malassézia são a pele inflamada, com descamação oleosa e odor rançoso, dermatite interdigital, hiperpigmentação e liquenificação (pele espessada e enrugada) das áreas afetadas, pústulas e erupções cutâneas.

A malasseziose (infecção por malassézia) quase nunca é uma doença primária, geralmente é consequência de outra alteração, como dermatite atópica, doenças endócrinas, desordens da queratinização, o que explica o insucesso na maioria dos casos onde a terapia é feita apenas contra o fungo, portanto, é fundamental se investigar a causa primária que está favorecendo a proliferação exagerada da malassézia para o melhor controle.

O diagnóstico da malasseziose é feito com base na resenha do histórico do paciente associada a um bom exame físico e da constatação do crescimento exacerbado da malassézia no exame citológico da pele, cujo resultado é obtido no ato da consulta.