Conheça a história de Bald e seu problema dermatológico.


Bald era um cão errante, um cão de rua que fora resgatado por agentes protetores do maior abrigo da cidade de Salvador, Abrigo São Francisco de Assis. Desde o primeiro momento que foi visto pelos agentes, houve uma grande preocupação com o seu problema dermatológico devido a falta de pelos em grandes áreas do seu corpo. Este é um relato de caso.


Sob os cuidados de duas protetoras, ele foi levado para uma consulta dermatológica com Dr. Sérgio Daltro, atualmente, médico veterinário do serviço DoutorDerme, com aproximadamente 6 meses de idade, que o identificou como um cão da raça Poodle. A queixa ao chegar ao consultório era apenas a falta de pelos que se distribuía em várias regiões do corpo, porém, de forma estranha para os cuidadores, sem o menor sinal de coceira (prurido).

Exame clínico:
Foi constatado várias áreas alopécicas (sem pelo) distribuídas nas regiões da cabeça (frontotemporal), pescoço (ventrocervical), tórax (latero-ventral torácica e abdominal) e na região lombar. Era uma pelagem ressecada, fina e rarefeita. Além desses, outros sinais clínicos também foram observados como: ausência de alguns dentes e a má formação de outros com a persistência dos dentes “de leite”, e ainda, o “olho seco”.

Para um diagnóstico preciso, Dr. Sérgio realizou todos o exames necessários como raspados cutâneos, cultura fúngica e citologia, e todos os resultados foram negativos. Ainda coletou um fragmento da pele da região sem pelo para uma avaliação histopatológica, o que confirmou ausência de folículos pilosos, de músculos eretores dos pelos, de glândulas sebáceas e glândulas apócrinas, mas sem sinais de inflamação.

Para os colegas que não conhecem, esta é uma alteração congênita, rara, denominada de Displasia Ectodérmica ligada ao Cromossomo X em cães. Sem qualquer tratamento, as medidas tomadas foram apenas preventivas, como a utilização de protetor solar nas áreas sem pelos e hidratação constante de todo o pelo existente.

Esta prevenção persistirá por toda a vida, já que como nunca haverá o nascimento de pelos nessas regiões, faz-se necessário a proteção da pele contra os raios solares, além da hidratação pela qualidade do pelo escasso que possui. Esta é uma preocupação que passou a fazer parte da rotina em casa para o Dr. Sérgio Daltro, pois logo na segunda visita ao consultório, Bald foi adotado por ele, que deu esse nome devido a sua tradução em português “careca”. Força do destino ou autoidentificação? O importante hoje, com 4 anos e meio, é que ele é verdadeiramente saudável e feliz!!