Ômega 3 e 6 e a saúde da pele


Os ácidos graxos são gorduras essenciais para o bom funcionamento de órgãos, dentre eles, a pele. A camada mais externa da pele, o extrato córneo, é composta por várias células que formam uma camada protetora, uma verdadeira “muralha”. 

Essa barreira cutânea é composta por várias células chamadas ceratinócitos, elas ficam distribuídas parecendo uma parede de tijolos. Entre esses “tijolos” encontram-se várias substâncias, entre elas, as ceramidas, os ácidos graxos e colesterol, que em conjunto formam o componente lipídico da epiderme. Essas “gordurinhas” mantêm a pele hidratada, elástica e contribuem de maneira essencial para a manutenção da barreira cutânea, evitando a penetração de bactérias, fungos e agentes que podem causar alergia, além de evitar a perda de água e ressecamento da pele. 

Os ácidos graxos ômegas 3 e 6 são muito importantes nessa tarefa de manter a integridade física e funcional da pele. Muitos pacientes com problemas dermatológicos que possuem defeito na função de barreira cutânea podem ser beneficiados com a suplementação adequada de ácidos graxos ômegas 3 e 6. Procure o Dermatologista Veterinário para maiores esclarecimentos sobre a necessidade de suplementação dietética de ácidos graxos para seu animal de estimação.