Seu animal tomou vacina e perdeu pelo no local?



Esta é a chamada "Dermatopatia isquêmica induzida por vacina", uma alteração cutânea mais comum do que se imagina. Trata-se de um quadro de perda de pelo (alopecia) focal, geralmente circular no local da aplicação da vacina, principalmente da anti-rábica (vacina contra raiva).

Existem relatos semelhantes quando do uso de medicamentos injetados por via subcutânea, como antibióticos e anti-inflamatórios não esteroides. Essas drogas tendem a formar um nódulo caracterizado pela inflamação do subcutâneo (paniculite) e não, a dermatopatia isquêmica previamente relatada.

A área afetada  apresenta alopecia (perda de pelo) circular com pouca ou nenhuma inflamação aparente, que varia de 2 a 10 centímetros de diâmetro. O intervalo de tempo entre a vacinação e o aparecimento da lesão varia de 2 a 3 meses. Há uma incidência maior em raças miniaturas como Poodle, Maltês, Shih-Tzu, Yorkshire etc., o que sugere uma predisposição genética ao problema.

Uma vez instalada a dermatopatia, não há muito o que fazer. A área sem pelos é, invariavelmente, permanente. Devemos considerar que os animais que apresentam essa alteração devem ser acompanhados de perto pelo Médico Veterinário nas vacinações futuras. A cirurgia plástica é recomendada em alguns casos.