Banhos em cães: tirando suas dúvidas.


Selecionamos 5 perguntas que todo proprietário, se ainda não fez, deseja fazer a respeito dos banhos em seus cães.

1. QUAL A FREQUÊNCIA?

A maioria dos cães renova a sua pele a cada 21 dias e perde boa parte de sua proteção, camada invisível em sua superfície, quando toma banho com xampus ou sabonetes. Como regra geral, por esta razão, o bom senso diz que devemos obedecer a este intervalo mínimo para que essa camada seja reposta antes do próximo banho. Embora pareça lógica essa conduta, vemos no dia a dia animais que frequentam o salão semanalmente e não apresentam qualquer problema de pele, enquanto outros são banhados uma vez ao mês e apresentam diferentes alterações dermatológicas.

2. XAMPU OU SABONETE?

Se pensarmos em banho de rotina poderemos usar ambos, mas se formos utilizar os banhos como parte de uma terapia dermatológica, os xampus são mais indicados pois encontramos uma grande variedade de formulações para cada tipo de problema cutâneo.

3. CONDICIONADOR?

Existem vários condicionadores de excelente qualidade na linha veterinária e são indicados, principalmente para animais de pelo longo para facilitar a escovação após os banhos.

4. USAR TOALHA OU SECADOR?

Muitas vezes não há como secar totalmente a pelagem apenas com o uso de toalha, o que nos conduz ao uso do secador. É necessário ter cuidado para não causar danos à pele com o ar muito quente, o que acontece quando usado a uma distância muito próxima do animal.

5. EM CASA OU NO PET?

Os salões de estética animal, quando bem administrados, possuem funcionários capacitados e treinados, portanto, é mais indicado que os banhos em seu animal sejam dados nestes locais. Busque referências com amigos ou clientes que frequentam um salão de estética animal. Procure conhecer as instalações do local onde seu cãozinho tomará o banho. Dê preferência aos salões que permitam o acompanhamento visual do serviço e que possuam um Médico Veterinário como responsável técnico do estabelecimento.

E mesmo com todas essas dicas, se houver necessidade de banhar seu animal em casa, acima de tudo, siga sempre as orientações do Médico Veterinário.