Dermatite Alérgica por Picada de Pulgas - DAPP


Conhecida no meio veterinário como DAPP, a Dermatite Alérgica por Picada de Pulgas é uma das doenças cutâneas mais comuns que acontecem nos cães e gatos. Neles, a pulga é o parasita encontrado de maior frequência e se caracteriza por se alimentar do sangue picando-os, além de se reproduzir muito rapidamente.


Alguns animais possuem um grau de tolerância moderado para as picadas de pulgas, mas outros animais, não possuem qualquer tolerância. São esses animais sem qualquer tolerância que são diagnosticados com a DAPP, eles desenvolvem uma hipersensibilidade aos componentes da saliva da pulga.

A maior frequência das ocorrências da DAPP acontece na primavera e no verão, e são exatamente nestas épocas em que precisamos intensificar o controle das pulgas, o que se torna muito difícil quando elas emergem do seu estado lavar e começam a pular de um animal para o outro. Apenas 5% das pulgas estão no pelo do animal, os outros 95% estão em forma de ovos, larvas e pulpas invisíveis por todo o ambiente numa infestação, o que justifica a grande dificuldade do seu controle.

Hoje existem, no mercado pet, muitos produtos de qualidade para o controle do parasita e da infestação. Além de tratar o animal afetado, é extremamente importante cuidar dos animais que estão em sua volta e controlar o ambiente com medidas preventivas como aspirar tapetes e estofados, lavar cobertores e camas do animal afetado, dar atenção especial ao local em que ele fica com maior frequência e frestas onde o aspirador não alcança.

Ao primeiro sinal de infestação por pulgas, procure o Médico Veterinário para uma avaliação e lembre-se sempre que para cada uma pulga encontrada num animal, 20 estarão no ambiente em que vive.