Limão e laranja em receitas naturais para combater pulgas?



As chamadas receitas naturais para combater pragas e doenças são o sonho de consumo de qualquer ser humano engajado na busca de uma vida mais saudável e consumo consciente. Porém, não devemos nos exceder quanto a palavra natural.

Nem tudo que é natural faz bem para todos e muito cuidado deve-se ter quando nos referimos aos animais. Muitos alimentos naturais são tóxicos para algumas espécies e mesmo quando não são, podem trazer outros malefícios que, com o mínimo de consciência, podem ser evitados.

O uso de algumas substâncias naturais em receitas caseiras para uso tópico, como o limão e a laranja, divulgado como benéfico nas redes sociais para combater pulgas, pode trazer sérios riscos de queimadura na pele dos animais por conter ácido cítrico. O bom senso nos diz que se, nós, seres humanos não podemos usar pelo risco de queimaduras, por que seria diferente para os animais?

Se os princípios ativos nessas frutas fossem verdadeiramente eficientes para o combate das pulgas, por que os fabricantes de coleiras repelentes e medicações tópicas não utilizam em suas composições químicas, já que teriam um custo mais baixo e, desta forma, uma maior margem de lucro?

O fato é que para quem desconhece, a pulga é o parasita encontrado de maior frequência nos cães e gatos e de controle muito difícil, pois apenas 5% das pulgas estão no pelo do animal, os outros 95% estão em forma de ovos, larvas e pulpas por todo o ambiente numa infestação.

Ao perceber qualquer manifestação de pulgas em sua casa, não arrisque. Procure o Médico Veterinário para uma avaliação do seu animal e lembre-se sempre que para cada pulga encontrada nele, 20 estarão no ambiente em que vive.

Quer conhecer sobre a doença cutânea mais comum causada por picadas de pulgas que acomete cães e gatos? Veja aqui!