Dermatite acral por lambedura, um desafio dermatológico.


Um dos maiores desafios diagnósticos e terapêuticos da Dermatologia Veterinária é a Dermatite por lambedura. Trata-se de uma alteração decorrente do ato contínuo de se lamber em uma determinada região a ponto de causar uma pequena lesão úmida e sem pelos que evolui progressivamente, uma vez que o estímulo (ato de se lamber) não para, levando ao agravamento à medida que, por causa do atrito, as camadas mais profundas da pele vão se expondo e a região afetada vai ficando cada vez mais espessada. A maioria dos casos é acompanhada de infecção bacteriana secundária e exposição de estruturas nervosas das camadas internas da pele.

Essa alteração é muito comum em algumas raças como Golden, Labrador, Pastor Alemão, Weimaraner e Doberman. E os pacientes que apresentam estão, invariavelmente, em excelente estado de saúde.

Existem inúmeras teorias sobre o que causa a dermatite por lambedura, uma delas pode se encaixar no caso de um determinado paciente e não representar em nada em outro. A verdade é que cada caso deve ser avaliado minuciosamente para se criar um plano diagnóstico, o que nem sempre é possível.

Dentre as possíveis causas encontramos:
  1. Animais ociosos passam a se lamber para “matar” o tempo;
  2. Doenças alérgicas concorrentes;
  3. Corpo estranho como ferrão de insetos ou sementes pontiagudas;
  4. Alterações em ossos ou articulações podem levar o paciente a lamber para aliviar a dor;
  5. Fatores psicogênicos como ansiedade por separação, introdução de animal novo ou criança no ambiente, invasão territorial por outro animal;
  6. Hipotireoidismo.
Como exemplo do desafio que é tratar a Dermatite por lambedura, existem casos que são tratados cirurgicamente, removendo-se toda área afetada e assim que o paciente tem a oportunidade, recomeça o ciclo de lambedura exatamente em cima da cicatriz cirúrgica, promovendo outra lesão semelhante à anterior ou quando o paciente é impedido de lamber a lesão, ele simplesmente começa a lamber outra área até a formação de nova dermatite.

A melhor dica para quem perceber em seu animalzinho uma lesão semelhante é procurar um Serviço Veterinário para que esse imenso desafio seja enfrentado da melhor forma, trazendo para ele uma melhor qualidade de vida.