Seu gato passa muito tempo se lambendo?



Muitos gatos quando tem algum problema dermatológico e se coçam, invariavelmente levam a pele a reagir e apresentar algumas alterações que podem ser enquadradas no que chamamos de "padrão de reação cutânea".



Dentre os padrões mais comuns estão: a reação Pápulo-crostosa, quando apresenta pápulas (pequenos carocinhos) acompanhado de crostas (cascões); a Alopécia Simétrica, quando ocorre a queda de pelos de maneira semelhante ao se comparar os dois lados do corpo e o Complexo Granuloma Eosinofílico, na forma de placas vermelhas nos locais onde se lambem ou na forma de úlceras nos lábios.

Por terem o hábito de se lamberem para fazer sua higiene, muitas vezes os gatos não são vistos por seus proprietários como se estivessem se lambendo em excesso, a atenção só é despertada quando surge uma alteração cutânea.

Dedique um tempo para observar melhor os hábitos de higiene do seu gatinho, entendendo facilmente quando o ato de se lamber passar a ser excessivo. Ao observar qualquer um dos padrões de reação cutânea descritos acima, procure imediatamente o Medico Veterinário.