Tirar ou não tirar carrapato, o que devo fazer?



O carrapato é um parasita externo que se alimenta do sangue do hospedeiro introduzindo-o seu aparelho sugador na pele e ficando ali por horas, até desprender-se voluntariamente caindo no solo e dando continuidade ao seu ciclo de vida.



Durante esse contato, além das lesões na pele ocasionadas pela ação das suas peças bucais que foram introduzidas, outros problemas poderão surgir como anemia e estado de fraqueza, associados ainda a outras doenças causadas por protozoários, bactérias e vírus. A doença mais comum é a Erliquiose, ou vulgarmente chamada de "doença do carrapato", que pode levar o seu animal a morte se não diagnosticada a tempo e tratada corretamente.

Ao encontrar um carrapato preso em seu animal, é importante não tentar retirá-lo, pois é quase certo a eliminação do seu corpo, mas não da parte da boca que está preso a pele, causando reação local. Existem diversos produtos indicados para eliminação dos carrapatos no mercado pet, porém, o mais indicado é uma avaliação com o Médico Veterinário para investigar sintomas de doenças e prescrever o tratamento mais adequado.