Existem problemas dermatológicos que não tem cura, apenas o controle, como é o caso de algumas alergias que acomete cães e gatos. Para enfrentar esses desafios, o dermatologista necessita ter um critério bem definido para manejar da melhor forma cada paciente.
É muito comum no dia a dia do serviço dermatológico , quando pacientes com esse perfil são atendidos, a reavaliação constante para ajustar a terapia de acordo com a necessidade. É exatamente nesse momento que acontece com frequência a tentação por parte do Proprietário, em vez de continuar o tratamento cumprindo regularmente as visitas ao consultório, em repetir a mesma terapia prescrita na visita anterior. Esse é o caminho mais rápido para o insucesso do tratamento, pois muitas vezes a mesma terapia não funciona devido a comum ocorrência de infecções secundárias oportunistas, que devem ser investigadas em cada visita e tratadas adequadamente.
Por maior que seja a semelhança dos quadros nessas ocorrências, é muito importante que o proprietário execute e finalize a terapia de acordo com a prescrição, evitando desta forma, a piora do problema e contribuindo para a evolução do tratamento. Mantenha-se atualizado nas visitas com o seu animal ao especialista, quando a terapia poderá ser modificada para maior controle da doença.