Você sabia que existem doenças cutâneas onde o sistema imunológico é o principal responsável por seu desenvolvimento?
Chamadas de doenças autoimunes, ocorrem quando o sistema imunológico do indivíduo, por motivos não muito conhecidos, não reconhece um órgão ou tecido como seu próprio, daí a denominação "autoimune".
As dermatoses autoimunes, embora raras, ocorrem tanto em cães como em gatos. Essas alterações acontecem quando o sistema imunológico "ataca" estruturas da pele, gerando as formas clínicas de apresentação do problema de acordo com o local específico onde a pele está sendo "atacada".
Existe um grupo de doenças cutâneas autoimunes chamado Complexo pênfigo. Dentro desse grupo, a apresentação mais comum é o Pênfigo foliáceo, que acomete cães e gatos. Animais com doenças do Complexo pênfigo, de um modo geral, podem apresentar pústulas e vesículas na pele ou mucosas que são mais comumente encontradas na ponta do nariz, face interna das orelhas, base das unhas (comum em gatos), almofadas das patas, ao redor dos olhos e da boca.
Essas desordens ocorrem mais frequentemente em cães acima de 4 anos. Não existe predisposição de gênero, ocorre tanto em fêmeas quanto machos e algumas raças como Akita, Dachshund, Chow Chow, a ocorrência é mais comum.
O diagnóstico das Dermatoses autoimunes deve ser baseado no histórico, achados clínicos e resultados de exames complementares. Quanto mais precocemente for feito o diagnóstico, maiores são as chances de um bom controle da doença.