Demodicose canina




Existe um ácaro que faz parte da população normal de microrganismos da pele dos cães, é o Demodex canis. Ele é transmitido naturalmente da mãe para os filhotes através do contato físico durante a amamentação nos primeiros dias de vida.

Apesar de fazer parte da microfauna da pele, em alguns cães, o Demodex pode se multiplicar demasiadamente e causar uma doença cutânea chamada Demodicose, também conhecida como sarna vermelha. A Demodicose é uma doença cutânea inflamatória que ocorre em alguns cães e outros não. Essa alteração tem algumas apresentações clínicas que variam de acordo com a idade do paciente e a extensão das lesões.

Por que alguns cães apresentam esse problema e outros não? Não existe uma resposta única para todos os casos pois trata-se de uma alteração multifatorial onde a idade, estado nutricional, tipo de pelagem, condição do sistema imunológico, raça, doenças concorrentes e outros fatores devem ser considerados na avaliação de um paciente com Demodicose.

A apresentação clínica mais grave é a Demodicose generalizada, como o próprio nome já diz. Nesse caso há um envolvimento de grandes extensões de pele e também das patas do paciente. É uma doença de difícil manejo e requer comprometimento do proprietário para o sucesso da terapia.

O diagnóstico da Demodicose é feito com base na história clínica e resultados de exames complementares, dentre eles, o mais importante é o raspado cutâneo.

Visitas quinzenais nos 2 primeiros meses de tratamento e depois a cada 30 dias são fundamentais para o acompanhamento clínico e laboratorial do paciente.